sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Por trás das cortinas

Sempre quando um time consegue algum título, ou uma simples vitória, o lembrado é sempre o autor do gol, e nunca o volante que fica plantado na frente da área dando proteção ao time. Se este não é lembrado, imaginem o nutricionista, o fisioterapeuta, o preparador físico, a psicóloga, enfim, todos que fazem parte deste grupo que saiu vencedor. E neste pequeno trabalho pretendemos levar à torcida os nomes e os trabalhos destas pessoas que fazem possível, “por trás das cortinas”, este belo espetáculo que tanto somos apaixonados.

Nesta primeira edição, se é que podemos chamar assim, apresentaremos uma entrevista com o nutricionista Guilherme Cysne Rosa(foto). O profissional de apenas 26 anos iniciou seu trabalho no Avaí em maio de 2007. Segue a entrevista feita com este profissional que nos atendeu muito bem nos dias em que estivemos na pré-temporada do Avaí em Gramado.

Leão Metal: Fale sobre sua formação como Nutricionista:
Gulherme: Formado em Nutrição pela UNIVALI em 2005
Mestre em Nutrição pela UFSC em 2007
Pós-graduando em Nutrição Esportiva pelo Instituto Wanderley Luxemburgo
Professor do Curso de Nutrição da UNISUL – Tubarão.

Leão Metal: Como funciona seu trabalho no Avaí e qual a importância?
Guilherme: Participo diretamente da elaboração de cardápios para as concentrações, dietas, suplementação, supervisão da cozinha e atenção nutricional das categorias de base

Leão Metal: O que você viu de diferente nas pré-temporadas de 2008 e deste ano?
Guilherme: Em 2008 fiquei 4 dias em Gravatal e tive que retornar ao clube, esse ano fiquei os 12 dias e pude dar uma atenção maior aos novos jogadores e aos que voltaram um pouco acima do peso.

Leão Metal: Depois de formado, quais foram os fatores que o levaram a trabalhar no meio esportivo(futebol)? Ou isto já estava em seu planejamento profissional?
Guilherme: Estava finalizando meu mestrado e houve o convite de ficar 2 meses de experiência no AVAÍ, o então treinador Ramirez gostou do meu trabalho e pediu minha contratação. Sempre gostei da parte de nutrição esportiva.

Leão Metal: Para encerrar; há diferenças no seu trabalho do Campeonato Catarinense para o Brasileirão, que é mais longo? E de jogador para jogador?
Guilherme: Em relação aos campeonatos o trabalho é o mesmo, em 2009 na série A vamos investir muito mais na parte de suplementação de nossos atletas, sendo que essa parte é sempre individualizada.

Essa foi uma pequena entrevista onde tentamos, de um forma simples, reconhecer e valorizar um dos profissionais que trabalham com esforço equivalente à todos da equipe Avaiana. Nossa idéia é continuar este trabalho para que a torcida saiba que os responsáveis da nossa glória não é apenas o centro-avante, cada um tem um papel importantíssimo dentro do AVAÍ FUTEBOL CLUBE.

Entrevistador: Vinícius de Matos

Entrevistado: Guilherme Cysne Rosa

4 comentários:

André Gil disse...

Que legal Vini...

Acompanharei a sequencia.... na Educação Física chamamos estes figuras de trinadores invisíveis... pois seus trabalhos de extrema importância...não aparecem


Abraços

LEÃO METAL disse...

Ae! Alguém reconheceu o esforço!
hehe

Valeu André!

Abraços

Sou Avaí disse...

Bom trabalho mesmo Vinícius. Ninguem lembra dos caras que trabalham diuturnamente nos bastidores. Boa iniciativo do blog Leão Metal.
Show de bola

Saudações Avaianas
Valdez
Blog Sou Avaí

LEÃO METAL disse...

Exatamente Valdez.
Como o André falou, são os treinadores invisíveis.

Abraços!